Quem pode fazer inscrição para Jovem aprendiz
Anúncios
O Jovem Aprendiz é um programa bem popular em todo o país pois ajuda jovens brasileiros sem nenhuma experiência a conseguirem a sua primeira oportunidade de emprego. O programa foi criado em 2000, mas nos últimos anos se tornou mais popular. Todos os anos, centenas de empresas e indústrias lançam processos seletivos para selecionar novos jovens aprendizes.
O principal objetivo do programa é contribuir para a inserção de jovens brasileiros no mercado de trabalho, conferindo-lhes qualificação e experiência profissional. O programa é regulamentado pela Lei do Aprendiz e hoje você vai conferir todas as informações sobre ele, quem pode fazer a inscrição e muito mais. Confira!
Anúncios
Jovem Aprendiz
O Jovem Aprendiz é o programa voltado para jovens brasileiros que nunca trabalharam e ainda estudam ou já terminaram o ensino médio. Foi criado para aumentar as oportunidades para esses jovens e ajuda-los a obter experiência e a terem um bom desenvolvimento profissional.
Se inserir no mercado de trabalho é muito complicado, independentemente da idade. Até mesmo aqueles com ensino superior sofrem com essa dificuldade, então imagina como deve ser para alguém sem nenhuma qualificação. O programa, portanto, surge para suprir uma necessidade onde os jovens obtêm qualificação profissional enquanto trabalham.
Com o Jovem Aprendiz mesmo sem experiência você é contratado, recebe uma vaga em um curso profissionalizante e recebe diversos benefícios trabalhistas.
Requisitos para o Jovem Aprendiz
Para ser um jovem aprendiz é necessário atender uma série de requisitos que são impostos pela Lei do Aprendiz e também pela empresa contratante. Entre esses requisitos, estão os seguintes:
– Ter entre 14 e 24 anos, mas a empresa pode definir a idade mínima e máxima para o seu processo seletivo dentro desses parâmetros;
– Estar matriculado a partir do 9º ano do ensino fundamental/EJA ou já ter terminado os estudos (em escola pública);
– Ter uma boa frequência escolar e boas notas;
– Preferencialmente residir próximo a uma unidade da empresa.
O programa também atende pessoas com deficiência e nesses casos, não há idade máxima para participar.
Direitos do Jovem Aprendiz
O Jovem Aprendiz conta com uma série de direitos que são garantidos pela lei e devem constar no contrato de aprendizagem que é firmado entre ele e a empresa contratante. É importante que todos os jovens estejam cientes desses seus direitos para que possam exigi-los se for o caso.
Entre os direitos do Jovem Aprendiz, destacamos alguns a seguir:
– Jornada de trabalho reduzida;
– Não pode realizar hora extra ou trabalho noturno;
– Oferta de curso profissionalizante;
– Salário proporcional às horas de trabalho e à área de atuação, com base no salário mínimo;
– Carteira de trabalho assinada;
– Férias remuneradas ao mesmo tempo das férias escolares;
– 13º salário;
– 2% do FGTS;
– Vale-transporte e vale-alimentação;
– Possibilidade de efetivação em alguns casos.
As empresas podem oferecer outros benefícios além desses, caso ofereçam mais coisas para seus funcionários como seguro de vida, auxílio dentista e outros.
Empresas que contratam pelo Jovem Aprendiz
Há uma série de empresas brasileiras que contratam pelo Jovem Aprendiz, isso porque de acordo com a lei do programa, todas as empresas que possuírem a partir de 7 funcionários, precisam ter de 5% a 15% de jovens aprendizes.
Portanto, se a sua empresa possuir 100 funcionários, deve ter no mínimo 5 e no máximo 15 jovens aprendizes contratados. Pequenas de pequeno porte ou até mesmo MEI, fica isento da necessidade de contratar jovens aprendizes.
Instituições bancárias, órgãos públicos como os Correios, lojas varejistas e diversos outros estabelecimentos oferecem vagas de jovem aprendiz todos os anos. Por isso, recomendamos que você faça uma pesquisa na sua região para descobrir em quais empresas gostaria de trabalhar e acompanhar as novidades.
Algumas empresas também contratam pelo CIEE, por isso é importante fazer o seu cadastro na plataforma.
Como fazer a inscrição do Jovem Aprendiz
A inscrição para o Jovem Aprendiz é muito fácil de ser feita, pois geralmente ela é online e também é totalmente gratuita. Mas para se inscrever, você precisa encontrar as informações que são divulgadas pela empresa da sua região e que você possui interesse. Em alguns casos, a própria empresa realiza o processo seletivo, mas em outros ela contrata uma outra empresa para administrar a seleção, como a CIEE.
A CIEE é uma organização sem fins lucrativos que têm o intuito de fazer esse intermeio entre o estudante e a empresa, por isso muitas empresas acabam permitindo que ela selecione os jovens. Nesses casos, você só precisa acessar o site do CIEE e fazer o seu cadastro. Depois, veja os processos seletivos disponíveis e se inscreva para aqueles de seu interesse. Devemos ressaltar que se cadastrar no site não garante a participação nos processos seletivos, você deve se inscrever neles separadamente.
Quando o processo seletivo é organizado pela própria empresa, a mesma divulga em seu site ou redes sociais o link para a inscrição. O candidato só precisa preencher os
seus dados pessoais e aguardar. Além da inscrição, a empresa também pode querer fazer uma entrevista.
Jovem Aprendiz 2021
Muitas oportunidades serão lançadas nesse ano para o Jovem Aprendiz, por isso se você nunca trabalhou, esse ano pode ingressar no mercado de trabalho. Recentemente, o SENAI anunciou mais de 60 mil vagas para a indústria no âmbito do Jovem Aprendiz e esse é apenas o começo. Até o final do ano, diversas empresas que não puderam contratar no ano de 2020 irão lançar os seus processos seletivos, por isso fique de olho.
Sabendo de todos os seus direitos e requisitos que precisa preencher, fica mais fácil de participar. Sempre preencha suas informações corretamente para que a empresa não tenha dificuldades em te contatar. E se você não for selecionado em um processo seletivo, não desista. Todos os anos há diversas oportunidades e em uma delas você com certeza será selecionado.
Com o Jovem Aprendiz, milhares de jovens brasileiros mudam de vida todos os anos e há sempre novas vagas sendo disponibilizadas em diversas áreas e empresas.