Prefeitura do Rio abre 300 vagas de emprego para Jovem Aprendiz – Jovem Aprendiz Brasil
Jovem Aprendiz

Prefeitura do Rio abre 300 vagas de emprego para Jovem Aprendiz

3.09Kviews

Anúncios

Recentemente, a prefeitura do município do Rio de Janeiro anunciou a abertura de 300 vagas para empregos na modalidade Jovem Aprendiz, no município. A iniciativa está sob responsabilidade da Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) em parceria com o Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento (ISBET).

O intuito da iniciativa é treinar e capacitar os jovens adolescentes e jovens adultos para o mercado de trabalho, incitando e aprimorando habilidades como a comunicação, a cultura digital, o pensamento criativo, a cooperação e a empatia.

Anúncios

Deste modo, estão sendo ofertadas 300 vagas para jovens que possuem idade entre 16 e 24 anos, residentes do município do Rio de Janeiro, que iniciarão sua trajetória no programa através da participação em um ciclo formativo de orientação e capacitação sobre o mercado de trabalho, oferecido pelo programa Emprega Juv.

O Emprega Juv é um programa lançado pela Secretaria da Juventude, que tem como objetivo promover a inclusão profissional, a fim de alavancar e, desta forma, emancipar jovens do Rio de Janeiro que encontram-se em situação de vulnerabilidade social. De forma geral, o programa visa auxiliar jovens entre 16 e 24 anos a encontrar o seu primeiro emprego, através de programas como o Jovem Aprendiz.

Já nessa primeira edição do programa, estão sendo ofertadas 300 vagas, para que os jovens cariocas que encontram-se na faixa etária a qual o programa se destina, tenham a oportunidade de aprender mais sobre habilidades que são essenciais para a entrada no mercado de trabalho, através de aulas que terão como objetivo ensinar e estimular tais habilidades.

De acordo com Salvino Oliveira, que é secretário da pasta, está sendo realizado um forte movimento a fim de empregar a população jovem do Rio de Janeiro. Segundo ele, inicialmente é necessário oferecer uma capacitação através de um ciclo formativo, para somente depois encaminhá-los para a participação no programa Jovem Aprendiz, que ocorrerá em empresas da região, que estão buscando novos talentos, e assim também consigam cumprir com as cotas de contratação de jovens, que são estabelecidas por lei.

A parceria firmada entre a Secretaria Especial da Juventude Carioca e o Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento, tem como objetivo, além de proporcionar uma série de ensinamentos de qualidade, através de um cliclo formativo, ainda auxiliar os jovens e realizar um encaminhamento dos participantes do ciclo formativo para as vagas que estão disponíveis em empresas parceiras.

Deste modo, as empresas que aderirem à parceria com o programa, deverão receber um selo de “Amiga da Juventude”, e o Emprega Juv poderá continuar auxiliando jovens a adentrarem o mercado de trabalho, promovendo desta forma a sua emancipação e o aumento da empregabilidade no município.

A diretora administrativa do ISBET, Sônia Pelay, fez questão de destacar quão importante é o programa Emprega Juv, ao realizar a assinatura do termo de parceria com a JUVRio. Na ocasião, ela afirmou: “Vamos colocar esses jovens para trabalhar. Capacitar eles primeiro com um curso de orientação profissional, onde serão preparados para o mercado de trabalho com boas condições de disputar uma vaga de Jovem Aprendiz”.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo IBGE no início de 2020, cerca de 152 mil jovens residentes do município do Rio de Janeiro, com idades entre 14 e 24 anos, encontravam-se desempregados. Deste modo, a pesquisa também pode mostrar que as taxas de desocupação entre adolescentes com idades entre 14 e 17 anos estava em mais de 61%, enquanto a taxa para jovens entre 18 e 24 anos encontrava-se em 32,6%.

Esses dados são extremamente alarmantes, e refletem o estado em que o país, e a cidade do Rio de Janeiro mais especificamente se encontram. Eles podem ser vistos como um reflexo de toda a dificuldade que os jovens que encontram-se em situação de vulnerabilidade social se encontram, no momento em que tentam se inserir no mercado de trabalho. Por mais que a pesquisa não tenha realizado um recorte de raça, sabe-se que as populações negras e periféricas ainda são as que mais sofrem com a falta de oportunidades de trabalho até os dias atuais.

Portanto, iniciativas como essas se mostram essenciais para auxiliar os jovens a entrarem no mercado de trabalho, através da oferta das ferramentas necessárias, que são o ensino de qualidade, a geração de oportunidades e o suporte.

A JUVRio vem assumindo como prioridade total essa tarefa de abrir os caminhos do mercado de trabalho para os jovens em situação de vulnerabilidade social do município do Rio de Janeiro, para que assim, seja possível diminuir o difícil quadro da desempregabilidade que se agrava cada vez mais no município.

Quem pode participar?

A seguir faremos uma lista, com os requisitos que são exigidos para a participação no programa Jovem Aprendiz oferecido pelo Emprega Juv. Confira:

  • Possuir idade mínima de 16 e máxima de 24 anos.
  • Morar na cidade do Rio de Janeiro.
  • Estar devidamente matriculado e frequentando as aulas na rede municipal de ensino ou já estar formado no ensino médio.
  • Estar desempregado há, pelo menos, 6 meses e não estar recebendo nenhum tipo de seguro desemprego.
  • Possuir renda familiar per capita de, no máximo, meio salário mínimo.

Sobre o programa

O projeto ocorrerá de maneira totalmente online, e não terá nenhum custo para os participantes. Seu ciclo formativo terá duração de dois meses, e sua composição conta com oito módulos de aprendizado, que serão ofertados semanalmente através de duas aulas com duração de 2 horas cada uma.

Ao final desses dois meses, ocorrerá o Projeto Final, onde deverão ocorrer mais três encontros, em que os jovens que participaram do programa até o momento, consigam levar os ensinamentos adquiridos ao longo do período de capacitação online, para o âmbito prático.

Ao finalizar o programa, os jovens que participaram receberão uma certificação, que será emitida pelo ISBET em parceria com a JUVRio.

As inscrições, assim como as aulas do projeto são realizadas de maneira online, e podem ser feitas através do site do programa, que você pode ter acesso clicando aqui.

Leave a Response