O jovem e o emprego no pós pandemia – Jovem Aprendiz Brasil
Jovem Aprendiz

O jovem e o emprego no pós pandemia

3.02Kviews

Anúncios

Falar de empregos para os mais jovens, especialmente em um cenário de pandemia, é algo que parece muito distante de debate, tendo em vista que muitas empresas quebraram ou passaram por sérias dificuldades.

De fato esse é um tema muito pertinente, já que no Brasil o programa jovem aprendiz foi um dos principais responsáveis pela contratação de jovens em todo o país, dando oportunidade e emprego e renda.

Anúncios

Com a pandemia, muitos projetos foram interrompidos ou suspensos, o que colocou uma classe de fora do mundo do mercado, principalmente pelas leis que blindam esses profissionais, que precisam de uma atenção especial.

A seguir você vai ver algumas informações sobre o cenário de emprego para jovens no pós pandemia, e quais são as estratégias para mudar o cenário.

Vagas remotas

Um dos maiores setores que contrataram foram os de tecnologia, que resolveram investir em empregos para jovens na pandemia, mesmo que isso tenha sido feito de maneira remota, à distância.

No entanto, muitas dessas vagas eram ligadas ao setor de tecnologia, o que exige normalmente um tipo de conhecimento específico e habilidades que também dizem respeito a esse conhecimento de fato.

No entanto, isso também trouxe alguns pontos para a discussão, já que nem todos os jovens se adequaram ao formato essencialmente remoto, seja por condição individual, ou pelas dificuldades impostas no ambiente.

Através disso outros cenários podem ser avaliados com maior cautela, e esse é um ponto importante de se trabalhar.

Vagas para quem tem superqualificação

Um fator observado no que diz respeito à empregos para jovens na pandemia é o fato de que muitos deles estavam se lançando para vagas em que tinham o conhecimento muito superior ao que era pedido.

Isso de certa forma mostra o que o mercado está passando, suas dificuldades e especialmente as suas limitações, de maneira que os jovens estão buscando vagas as quais não estimulam o seu crescimento de fato.

Também mostra a quantidade de profissionais qualificados que estão no mercado em busca de uma vaga e isso reflete principalmente o fechamento de algumas empresas que não lidaram com esse cenário anteriormente.

Falta de vagas para quem não tem condição

Por outro lado, existem jovens que não conseguem acessar vagas remotas pela falta de material, condição, ou mesmo de conhecimento para acessar àquela vaga especificamente, o que mostra o outro lado da situação.

Esses jovens não conseguem encontrar o mínimo de condição e nem mesmo sabem o que fazer para que possam aproveitar as condições apresentadas para conseguirem galgar um lugar no meio profissional.

Esse é o cenário das empresas que deixaram de investir em jovens carentes, e a falta de empregos para jovens na pandemia, especialmente para esse público, tem um tipo de impacto maior.

Novos rumos para as organizações

Na tentativa de encontrar condições para criar empregos para jovens na pandemia, muitas empresas começaram a investir em treinamentos diversos, e apostas em jovens talentos nas diferentes áreas.

No entanto, o que se observou é que muitas dessas vagas foram somente voltadas para a tecnologia, e isso acabou trazendo uma segregação para quem não tem os acessos que já foram falados anteriormente.

Ainda hoje empresas procuram por condições que podem agregar cada vez mais jovens que se interesse por uma vaga de emprego e que consiga, além de tudo, encontrar as condições para o seu crescimento pessoal.

Inclusões

Os temas de inclusão tomaram conta de todas as discussões, e isso também chegou nas organizações. Com esse movimento, muitas pessoas conseguiram encontrar vagas de empregos para jovens na pandemia.

São vagas voltadas para pessoas negras, trans, para mulheres, para público de baixa renda, e assim outros públicos foram convocados, o que gerou uma movimentação muito positiva nesse contexto.

Avaliar esse tipo de situação é muito importante pelo fato de que é uma estratégia para conseguir lidar com as necessidades do meio e das formas com as quais as relações de emprego vão se apresentando no momento.

Saúde mental x Trabalho x Pandemia

Outro debate uniu esses temas, e os jovens que conseguiram captar essa ideia, conseguiram boas vagas de emprego, já que é uma área em que algumas pessoas apostam muito alto.

A pandemia mudou muito as relações, seja entre as pessoas, ou com relação ao trabalho, desempenho, consumo e outros tantos setores sociais que são importantes para o mundo do mercado de um modo geral.

Esse foi um dos debates que também abriu espaço de empregos para jovens na pandemia, já que é um meio que ainda está sendo estudado. Com a orientação correta, os jovens aprendizes, por exemplo, podem desempenhar trabalhos importantes.

Traçando novos caminhos

Com o advento da pandemia muita coisa mudou, principalmente o cenário de empregos para jovens na pandemia. Lidar com essa nova realidade que se apresenta é algo muito importante e deve ser muito bem avaliado.

Não é algo que deve acontecer de qualquer maneira, mas é um processo que precisa ser respeitado, especialmente pelo fato de que são situações novas até mesmo para quem já está no mercado há muito tempo.

As mudanças que ocorreram chamaram a atenção para como os jovens estão inseridos no mercado profissional, e esse tipo de leitura precisa ser atualizada, levando em consideração alguns pontos que podem ser revistos.

Com esse tipo de indicação é possível encontrar condições que vão ser listadas e que principalmente podem auxiliar em todo o processo de estruturação de um dia a dia que seja o mais indicado para você no momento.

Com cenários diferentes, necessidades diferentes, e condições diferentes, falar de empregos para jovens na pandemia depende diretamente de uma série de cuidados que devem ser tomados, especialmente no processo de construção.

A partir de uma leitura de possibilidades novas para jovens e para quem já está estabilizado no mercado, outras situações podem ser apreendidas.

Assim, mesmo em um cenário de exceção como o da pandemia, é possível encontrar saídas para fazer com que jovens possam participar efetivamente de todo o processo que é possível para si.

Leave a Response