Conheça os benefícios que o governo libera para quem está desempregado – Jovem Aprendiz Brasil
Dicas

Conheça os benefícios que o governo libera para quem está desempregado

3.7Kviews

Anúncios

Perder o emprego é algo que afeta muito a vida dos brasileiros e com certeza ninguém deseja passar por essa experiência. Apesar disso, ela pode ser inevitável em alguns casos, principalmente em momentos como o da pandemia do Coronavírus que estamos vivendo desde o ano passado e causou a demissão de milhões de brasileiros.

No entanto, o governo federal brasileiro possui iniciativas que visam apoiar o brasileiro nessa situação e não o deixar na mão enquanto procura por uma nova oportunidade de emprego. Devido à pandemia, o governo chegou a criar um benefício emergencial de renda, chamado de Auxílio Emergencial, para que as famílias pudessem continuar tendo uma renda mesmo nesse momento de crise.

Anúncios

A seguir, entenda melhor sobre os benefícios que o governo libera para quem está desempregado.

Entenda o que é o CadÚnico

O CadÚnico é o Cadastro Único do governo federal brasileiro voltado para famílias de baixa renda. Todas as famílias que possuem uma remuneração de até meio salário mínimo por pessoa ou uma renda total de 3 salários mínimos, devem fazer esse cadastro para que o governo consiga ter uma noção sobre a situação do país e consiga desenvolver iniciativas e programas que beneficiem essa parte da população.

Fazer o cadastro da sua família nesse sistema é importante, pois é através do CadÚnico que o governo filtra as pessoas que podem receber benefícios sociais, como o Bolsa Família, ou ainda famílias que podem participar de programas como o Minha Casa Minha Vida. O cadastro no CadÚnico é pré-requisito para diversos programas, por isso todas as famílias que possuem a renda mencionada acima, devem garantir o cadastro.

Como se inscrever no CadÚnico

A inscrição no CadÚnico é totalmente gratuita e pode ser feita pelo responsável familiar na prefeitura do município ou no CRAS. Para fazer a inscrição, é preciso se dirigir ao local responsável por esse setor na sua cidade e ter em mãos seus documentos pessoais e pelo menos um documento de identificação de cada membro da sua família.

O governo federal considera membro da mesma família todas as pessoas que residem sob o mesmo teto. Portanto, se você mora com seus filhos e marido, deve levar os documentos de identificação deles.

Você deve apresentar o seu CPF e título de eleitor e um documento de cada membro da família, além de um comprovante de residência. O cadastro será criado com base nos documentos e nas informações fornecidas por você. Estando cadastrado, você poderá solicitar informações sobre os programas sociais e já fazer a sua inscrição, se assim desejar.

Vale lembrar que o cadastro no CadÚnico não garante a participação nos programas. A família deverá se inscrever para o programa desejado e aguardar o processo de seleção. Possuir o cadastro é um pré-requisito muito importante.

Bolsa Família para desempregados

Um dos principais programas sociais que é liberado através do CadÚnico é o Bolsa Família. Ele consiste em um benefício de transferência de renda e tem como principal objetivo combater à fome e assegurar alimentação e saúde para as famílias mais vulneráveis.

Pessoas que ficaram desempregadas podem se candidatar para receber o Bolsa Família, mas é necessário ter o cadastro no CadÚnico. Além disso, há outros requisitos envolvendo a renda. O valor a ser pago pelo Bolsa Família depende de fatores como a renda mensal, número de filhos e a idade dos mesmos. Em média, o Bolsa Família paga R$200 para as famílias.

Para continuar recebendo o Bolsa Família, as crianças devem ter uma boa frequência escolar e devem estar com a vacinação em dia.

CadÚnico e programas que dá direito

Ao se cadastrar no CadÚnico, você passa a ter direito a diversos programas sociais. Mas lembrando que você só ganhará esses benefícios caso se inscreva para eles e seja aprovado no processo seletivo.

Com o cadastro no CadÚnico, você poderá aproveitar os seguintes programas e benefícios:

– Aposentadoria para Pessoas de Baixa Renda;

– Bolsa Família;

– Identidade Jovem;

– Tarifa Social de Energia Elétrica;

– Carteira do Idoso;

– Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa Minha Vida);

– Telefone Popular;

– Carta Social;

– E muito mais.

Esses programas também podem ter outros requisitos, por isso tire todas as dúvidas quando for fazer o seu cadastro no CADÚnico ou posteriormente na prefeitura ou CRAS de sua cidade.

Seguro desemprego

O seguro desemprego é o principal benefício trabalhista pago aos trabalhadores que ficam desempregados, no entanto, ele é pago por no máximo 5 meses e para recebe-lo, é preciso atender a algumas exigências, como ter sido demitido sem justa causa e ter trabalhado um período mínimo com carteira assinada.

O valor do seguro desemprego também se altera conforme o salário que o trabalhador recebia, mas geralmente não fica abaixo de um salário mínimo. A quantidade de parcelas diminui com o tempo: se for a primeira vez que você está solicitando o benefício, você ganha 5 parcelas; se for a segunda vez, você ganha 4 parcelas; da terceira vez em diante, você ganha sempre 3 parcelas do seguro.

A solicitação desse benefício para desempregados também é gratuita e pode ser feita pela internet, basta ter toda a documentação necessária.

Caixa TEM

Recentemente, a Caixa anunciou que os pagamentos do Bolsa Família vão começar a ser realizado pelo Caixa TEM, um aplicativo criado no ano passado para que os pagamentos do Auxílio Emergencial pudessem ser realizados. Além disso, a instituição em parceria com o governo federal, estuda a possibilidade de transferir todos os pagamentos de programas sociais para o seu aplicativo.

Quem já recebeu o Auxílio Emergencial durante o ano passado, portanto, possui o cadastro no aplicativo e não precisa se preocupar. Mas se você ainda não se cadastrou e deseja receber algum dos benefícios mencionados, baixe o aplicativo e se inscreva. Não deixe também de realizar o seu cadastro no CadÚnico e ficar por dentro de todas as novidades sobre os programas sociais do governo.

Até mesmo o Casa Verde e Amarela poderá contar com o Caixa TEM nas suas transações, o aplicativo se tornará uma versão digital da Caixa.

Leave a Response